Curso capacita profissionais da saúde da atenção básica de Itabuna‏

Objetivo é qualificar os profissionais da saúde com o acompanhamento e diagnostico das doenças sexualmente transmissíveis e de HIV
Ascom/Wilson Oliveira

Cerca de 60 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Itabuna iniciaram na manhã desta quarta-feira o primeiro módulo do Curso de Capacitação em Manejo das Doenças e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Com carga horária de 72 horas/aulas, o curso está sendo realizado no auditório do Tarik Fontes Plaza Hotel pelos departamentos de Média e Alta Complexidade e de Atenção Básica, Núcleo de Educação Permanente e Coordenação Municipal de DST/AIDS.

A capacitação tem como objetivo qualificar os profissionais da saúde com o acompanhamento e diagnostico das doenças sexualmente transmissíveis e de HIV, com palestras, oficinas e mesas-redondas conduzidas por técnicos e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a coordenadora municipal do DST/AIDS, Suse Mayre Martins, a capacitação será concluída na sexta-feira.  

“O curso representa um momento interativo e dinâmico para capacitar os provisionais da Atenção Básica e das maternidades de nossa cidade para garantir um trabalho mais eficiente nas Unidades Básicas de Saúde, evitando que os pacientes se desloquem do bairro onde mora para o Centro de Referencia no Centro da cidade. Nossa intenção é que as pessoas possam ter toda a orientação possível perto de casa, na unidade mais próxima, que está apta a oferecer mais qualidade nos serviços, conforto e segurança”, explicou Suse Mayre Martins.

Dentre os temas abordados com os enfermeiros e médicos da atenção básica e maternidades, estão o acolhimento, doenças sexualmente transmissíveis, protocolos do Ministério da Saúde e o fluxo local.